terça-feira, 17 de novembro de 2009

Glossário 3D/VRML

VRML - Virtual Reality Modeling Language (Linguagem para Modelagem de Realidade Virtual). Formato de ficheiro para realidade virtual. Também designa outros tipos de ficheiros. Formato original - wrl97, já em desuso. Cria um ficheiro de texto que descreve formas tridimensionais e as suas propriedades de cor, textura, espaço, luz e movimento. É traduzido através de plugins para vrml.

X3D - formato de ficheiro vrml mais recente e avançado.

Avatar - representação gráfica de um utilizador em realidade virtual. Pode ser em 2D ou 3D.

Perspectiva - Projecção na superfície bidimensional de um fenómeno tridimensional. Representa o objecto criando ilusão de volume. O Bryce permite trabalhar em perspectiva paralela, oblíqua e aérea. Manipulando os controlos de câmara, podemos observar os objectos e cenas em múltiplas perspectivas

Pontos de Vista - Na modelação 3D o posicionamento dos objectos é muito importante. Uma posição que nos parece correcta pode ser incorrecta ao modificar a perspectiva. Podemos trabalhar com cinco pontos de vista que permitem ver um objeto dos lados, de frente, de trás, de cima e de baixo para nos certificarmos que está correctamente posicionado no espaço e em relação a outros objectos.

Câmara - A Cãmara permite controlar com precisão aquilo que será visto na imagem final. Quando trabalhamos em animação, aquilo que é visto no filme é o ponto de vista da câmara. Para criar imagens panorâmicas obtemos melhores resultados se utilizarmos a câmara como ponto de vista para criar a imagem final.

Primitivos - Formas geométricas elementares cuja combinação permite criar objectos tridimensionais. Podem ser utilizadas por si ou combinadas através de operações de modelação booleana.

Formas primitivas: Esfera, Toro, Cilindro, Cubo, Pirâmide, Cone.

Planos - Superfícies bidimensionais que se estendem até ao infinito. Facilitam a criação de ambientes. O Bryce trabalha com três tipos de plano - de água, simulando superfícies aquáticas; de terra, simulando superfícies terrestres; de nevoeiro, simulando névoa e nebolusidade. O plano de nevoeiro pode ser trabalhado em volume. Os planos conjugam-se com as texturas para obter os efeitos pretendidos.

Wireframe - 3D exige muito dos recursos do computador. Apresentar todas as texturas, efeitos e iluminação em tempo real tornaria o trabalho muito lento. Para isso, o ecrã apresenta a estrutura de arame do modelo e só no processo de renderização final é que vemos o resultado da conjugação de todos os elementos.

Renderização - É o processo de transformação dos modelos em estrutura de arame em imagem ou vídeo. A renderização calcula o resultado da reflexão, refracção e absorção de milhares de raios de luz levando em conta materiais e condições de ambiente. Dependendo da complexidade da cena, pode ser um processo lento.

Texturas - As texturas permitem modelar os objectos 3D com elevados níveis de realismo. Podem ser cores ou imagens. O Bryce permite manipular as propriedades das texturas para que o resultado obtido seja realista.

Ambiente - O realismo das imagens 3D é obtido pela conjugação da luz com as texturas e materiais. O ambiente - qualidade e cor da luz, névoa, posição do sol ou da lua, intensidade da iluminação e outros efeitos ambientais, pode ser manipulado nos controlos avançads do Bryce.

Sem comentários:

Enviar um comentário