quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Vivaty Studio - Importação de Modelos 3D

Vivaty Studio: Importar Modelos 3D

A criação de um espaço virtual tridimensional no Vivaty Studio pode ser elaborada através da integração de objectos criados noutros programas. Neste tutorial vemos como importar objectos vrml criados no Doga, objectos kmz criados no Google Sketchup, terrenos exportados do Bryce no formato obj e modelos no formato 3DS.

sábado, 26 de dezembro de 2009

Vivaty Studio - Conceitos Elementares

Vivaty Studio 01: Interface

Introdução ao Vivaty Studio, um potente modelador 3D construído em normas abertas desenhado para vrml. Pode ser descarregado aqui: Vivaty Studio.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Natal Virtual



O video fica aqui para que quem não tem plugins para vrml possa descobrir este trabalho. É o primeiro ambiente virtual 3D criado pelos meus alunos. Não está perfeitinho, as animações estão um pouco desconcertantes e as proporções gragantuescas, mas... foi criado por crianças em 3D. Para quem quiser visitar o espaço virtual, o link é este: VRMLWorld | Natal (6ºD).

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Doga L3

Doga L3 Tutorial

O Doga é um potente mas simples software que permite criar modelos e animações em 3D. O programa não permite modelar de raiz, socorrendo-se de peças pré-criadas intercambiáveis que podem ser combinadas e modificadas. Está estruturado em 3 versões, pensadas para facilitar a aprendizagem dos conceitos elementares e fluxos de trabalho da modelação e animação 3d. A versão 3 é a mais completa, e permite manipulação de texturas e materiais. O programa pode ser descarregado aqui: Doga L3.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Aplicações Gráficas Online

Sumopaint É uma espécie de photoshop/paint.net online. Corre em flash, e grava imagens para uma galeria online ou para o computador.

Photoshop Isso mesmo. É o Photoshop - aliás, algumas das suas funcionalidades, online. Também disponível para iPhones e Androids.

Evolver Um criador de avatares 3D. Cria a partir da manipulação de partes do corpo e exporta para uma grande gama de formatos. Infelizmente alguns são pagos (3DS, Maya).

Aviary A mais ambiciosa das webapps gráficas. Pretende ser um estúdio digital com edição de imagem, desenho vectorial, som e vídeo online.

Avatar Studio Para quem quiser experimentar a criação de avatares em 3D, este programa é o melhor. Muito simples de utilizar, com uma enorme gama de personalização de elementos e possibilidade de animação. Exporta para VRML. Descarregar o Avatar Studio, e um player de VRML: BS Contact.