domingo, 29 de novembro de 2009

Fronteiras

Neste natal surgiram nas televisões dois anuncios na televisão que sublinham como as fronteiras entre o real e o virtual, sempre algo ténues no espírito humano (Moura, 2009), se estão a fundir. Sentimos que as fronteiras entre os espaços reais e virtuais se esboroam, potenciadas pela tecnologia digital, e estes dois anúncios reflectem esse sentimento.



Eye Pet: este é um daqueles brinquedos que vai despertar resmungos sobre a desumanização das crianças. Um animal de estimação que "vive" dentro do televisor (na prática, dentro da memória de processamento da playstation) e que permite interacção através de objectos reais que se estendem ao espaço virtual. É uma pura aplicação de realidade aumentada, em que as acções do mundo real se estendem ao espaço virtual. No vídeo fiquei particularmente curioso com a capacidade de desenhar uma forma num papel, fazer a leitura com a câmara e poder transformar a forma rabiscada num objecto 3D manipulável. Não interpretaríamos a criatura virtual como um ser vivo, mas o potencial de interagir com o virtual utilizando os nossos gestos habituais em vez de objectos de interface é muito promissor. Imagine-se: escrever num dcoumento sem utilizar um teclado, manipular um ficheiro utilizando os gestos manuais e não o rato/touchpad.



Mais interessante é a publicidade ao Wii Sports Resort, pelo conceito em que se baseia. O olhar do espectador é levando em círculos, alternando entre espaço virtual e espaço real. As cenas estão construídas de forma a que o espaço real pareça uma extensão do espaço virtual e vice-versa; um constante ciclo entre imaginário e realidade física com a máquina como interface de fronteira a servir de ponte entre as duas realidades. O que é real, o que não o é? Serão os bonequinhos coloridos os seres reais e nós a mera projecção das suas fantasias?

A ancoragem do espírito humano no real é discutível. Se fossemos realmente fãs do real, toda a construção de espaços imaginários que constitui o espólio da cultura humana - mitos, ficção, literatura, arte, música, não seria possível. A génese da realidade virtual está no nosso cérebro, na nossa capacidade de imaginar objectos, acontecimentos e espaços que não existem ou não aconteceram senão no espaço exíguo das nossas sinapses. A tecnologia digital está apenas a acelarar e a ampliar o espectro do possível dentro da fronteira entre o real e imaginário, e a fazer o impensável para outras tecnologias que representam e representaram, durante milénios, o virtual, como a linguagem oral e escrita, ou a linguagem plástica. Observar a capacidade de falar, escrever e representar graficamente como tecnologias parece contra-senso, mas não o é na medida em que permitem representar o virtual, o imaginário nas nossas mentes. O digital apenas trouxe a capacidade de interagir com os espaços virtuais. Escrevo "apenas" para olhar para lá do deslumbramento com o digital e recordar que um livro, um quadro ou um mito também nos mergulham num espaço virtual. Temos é de o reconstruir na nossa mente. O digital tira-nos essa reconstrução, mas amplia a capacidade de interacção e criação.

(As referências vão para os ensaios A Arte como uma nova filosofia natural: o explodir de novas fronteiras de Henrique Garcia Pereira, referindo "a hibridização do vivo com o artificial acaba com uma série de antigos dualismos, em especial a separação mente-corpo, que é uma herança de Descartes e que foi mantida viva durante séculos, para serivr de suporte intelectual ao capitalismo industrial." (p:50), e Vida 2.0: o novo paradigma da arte de Leonel Moura, que reflecte "a realidade virtual vem demonstrar que o nosso cérebro não faz distinção entre o mundo físico e o imaginado. Coisa que já sabíamos a partir dos sonhos, mas que adquire uma outra dimensão, fenomenológica, já que agora temos estes outros sonhos perfeitamente acordados." (p:44))

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Expressão Digital



Ontem, dia do departamento de expressões. Os professores do departamento organizaram ateliers onde os alunos puderam experimentar diferentes técnicas de expressão artística, do origami à estampagem, passando pela reciclagem de materiais e pintura. No meu caso, optei por um atelier de pintura digital.

Para variar...



Montei um quadro interactivo eBeam - uma tecnologia elegante que com um projector, um equipamento específico e uma superfície minimamente apropriada permite transformar qualquer superfície num quadro interactivo. Utilizando a caneta, os alunos puderam controlar as aplicações no computador.

Experimentaram o CB Model Pro (beta), uma promissora aplicação de 3D desenvolvida pela Dassault Sistèmes (3Dvia, Catia) que permite modelação orgânica de objectos 3D. Tal como o ZBrush, mas a custo zero (e sem as toneladas de opções do ZBrush). Também utilizaram o clássico Art Rage, cuja simulação da textura e propriedades das tintas e pinceis nunca cessa de deliciar alunos e professores.



Este foi um dos resultados, criado por um grupo de alunos do 5º ano. As fotos foram editadas por razões de confidencialidade.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Avatar Studio



Apresentação sobre o Avatar Studio.

domingo, 22 de novembro de 2009

Google Sketchup: Criar uma Casa

Google Sketchup: criar uma casa simples

Como criar uma casa muito simples utilizando as ferramentas rectângulo, linha, extrusão e mover no Google Sketchup.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Glossário 3D/VRML

VRML - Virtual Reality Modeling Language (Linguagem para Modelagem de Realidade Virtual). Formato de ficheiro para realidade virtual. Também designa outros tipos de ficheiros. Formato original - wrl97, já em desuso. Cria um ficheiro de texto que descreve formas tridimensionais e as suas propriedades de cor, textura, espaço, luz e movimento. É traduzido através de plugins para vrml.

X3D - formato de ficheiro vrml mais recente e avançado.

Avatar - representação gráfica de um utilizador em realidade virtual. Pode ser em 2D ou 3D.

Perspectiva - Projecção na superfície bidimensional de um fenómeno tridimensional. Representa o objecto criando ilusão de volume. O Bryce permite trabalhar em perspectiva paralela, oblíqua e aérea. Manipulando os controlos de câmara, podemos observar os objectos e cenas em múltiplas perspectivas

Pontos de Vista - Na modelação 3D o posicionamento dos objectos é muito importante. Uma posição que nos parece correcta pode ser incorrecta ao modificar a perspectiva. Podemos trabalhar com cinco pontos de vista que permitem ver um objeto dos lados, de frente, de trás, de cima e de baixo para nos certificarmos que está correctamente posicionado no espaço e em relação a outros objectos.

Câmara - A Cãmara permite controlar com precisão aquilo que será visto na imagem final. Quando trabalhamos em animação, aquilo que é visto no filme é o ponto de vista da câmara. Para criar imagens panorâmicas obtemos melhores resultados se utilizarmos a câmara como ponto de vista para criar a imagem final.

Primitivos - Formas geométricas elementares cuja combinação permite criar objectos tridimensionais. Podem ser utilizadas por si ou combinadas através de operações de modelação booleana.

Formas primitivas: Esfera, Toro, Cilindro, Cubo, Pirâmide, Cone.

Planos - Superfícies bidimensionais que se estendem até ao infinito. Facilitam a criação de ambientes. O Bryce trabalha com três tipos de plano - de água, simulando superfícies aquáticas; de terra, simulando superfícies terrestres; de nevoeiro, simulando névoa e nebolusidade. O plano de nevoeiro pode ser trabalhado em volume. Os planos conjugam-se com as texturas para obter os efeitos pretendidos.

Wireframe - 3D exige muito dos recursos do computador. Apresentar todas as texturas, efeitos e iluminação em tempo real tornaria o trabalho muito lento. Para isso, o ecrã apresenta a estrutura de arame do modelo e só no processo de renderização final é que vemos o resultado da conjugação de todos os elementos.

Renderização - É o processo de transformação dos modelos em estrutura de arame em imagem ou vídeo. A renderização calcula o resultado da reflexão, refracção e absorção de milhares de raios de luz levando em conta materiais e condições de ambiente. Dependendo da complexidade da cena, pode ser um processo lento.

Texturas - As texturas permitem modelar os objectos 3D com elevados níveis de realismo. Podem ser cores ou imagens. O Bryce permite manipular as propriedades das texturas para que o resultado obtido seja realista.

Ambiente - O realismo das imagens 3D é obtido pela conjugação da luz com as texturas e materiais. O ambiente - qualidade e cor da luz, névoa, posição do sol ou da lua, intensidade da iluminação e outros efeitos ambientais, pode ser manipulado nos controlos avançads do Bryce.

Vrml ao vivo



Filmado no telemóvel, com edição mínima (montagem dos clips e pronto). Capturas de trabalho dos meus alunos no Avatar Studio (a animação de avatares) e no Vivaty Studio. Objectivo final: crial modelos em vrml para colocar online.

domingo, 15 de novembro de 2009

Avatar Studio - Aplicar uma foto como textura de rosto em 3D

Podemos personalizar um avatar criado no Avatar Studio transformando o rosto do modelo 3D no rosto de uma fotografia ou desenho. Vejam como:

Avatar Studio: Aplicar Foto Sobre o Rosto

sábado, 14 de novembro de 2009

Fantasia

Fantasia: Sagração da Primavera

Parte 1: Génesis




Parte 2: Evolução






Parte 3: Extinção




Em vez de um filme, três. Ou antes, três excertos de um filme animado dos anos 40, Fantasia. Fruto da colaboração entre os animadores dos estúdios Disney e a Orquestra de Filadélfia, este filme é um dos pontos altos da história dos filmes de animação. O filme visualiza em animação algumas das mais famosas peças de música clássica. A sua imagem mais conhecida é a do rato Mickey como aprendiz de feiticeiro.

Nestes filmes, assistimos à visualização das origens da vida na Terra imaginadas pelos animadores da Disney, acompanhados pela Sagração da Primavera de Igor Stravinsky.

Avatar Studio

O Avatar Studio é um programa que permite criar um avatar 3d em vrml para aplicação em espaços virtuais. É intuitivo e muito simples de utilizar.

Onde descarregar o Avatar Studio: no site Web3DFr ou no 4Shared.

Como utilizar o Avatar Studio:
Avatar Studio

domingo, 8 de novembro de 2009

Mundos Virtuais (VRML)




O VRMLWorld é um site onde podes visitar salas de chat em 3D que são pequenos mundos virtuais. Para visitares os mundos do VRMLWorld precisas de te certificar que o Flash está actualizado no teu computador e de instalar um plugin para o Internet Explorer que te permite visualizar ficheiros vrml e x3d. Para visitar as salas do VRMLWorld só podes utilizar o Internet Explorer: o plugin BS Contact não funciona em Firefox, Chrome ou Opera.

Website do VRMLWorld. Clica na hiperligação para o visitar: VRMLWorld

Para instalar o BS Contact, clica no link. Na página de downloads escolhe a última versão (7.2). Podes optar por instalar remotamente, ou descarregar o programa de instalação: BS Contact - Descarregar Ficheiro

Clica na hiperligação para instalar o Flash Player (se necessário): Adobe Flash Player - Descarregar e Instalar

Ligações:
WBandD - Comunidade de criadores de mundos virtuais
VRML.TK - Directório de mundos, recursos, modelos e aplicações.
Web3D.fr - Site francês cheio de recursos sobre vrml.
Ponte de Lima - modelo 3D da cidade de Ponte de Lima (Universidade do Minho)
Sala 14 Virtual - uma sala de aula em 3D.

3º Trabalho - Avatares



Neste terceiro trabalho vamos misturar o real com o virtual. O objectivo é criar um avatar personalizado no Avatar Studio a partir de um trabalho de desenho - a representação do Rosto. No Avatar Studio, para além de personalizar os elementos do avatar, podemos aplicar fotografias ou imagens no rosto do modelo 3D. É com este recurso que podemos utilizar um desenho nosso para tornar o avatar ainda mais pessoal.

Avatar Studio - programa que permite criar avatares 3D com animação de movimentos
Evolver - semelhante ao Avatar Studio mas totalmente online Ficheiro
Web3D.org - Recursos sobre avatares.
Avatar Studio - Site com avatares para descarregar.
Avatars Online - outras formas de criar avatares em 2D e 3D.

Vamos aprender um pouco sobre Proporções do Rosto?



Truques para desenhar o Rosto:

Desenhar o rosto pode parecer um desafio difícil. Consulta esta apresentação sobre trabalhos de artistas que resolveram de maneiras muito pessoais o problema da representação do rosto.



Experimenta o jogo Mr. Picassohead, onde podes desenhar um rosto ao estilo de Picasso: Mr. Picassohead.

2º Trabalho - Bryce



Bryce é um software de modelação e animação 3D que nos permite obter com facilidade imagens e filmes realistas. O programa tem um interface muito simples e utiliza elementos pré-configurados para facilitar o processo de criação.

Documentos:
Criar Letras 3D em Bryce
Bryce: Atmosfera e Céu
Bryce: Imagens em Espelho
Bryce: Materiais e Texturas
Bryce: Conceitos Elementares
Bryce: Interface e Pontos de Vista

Recursos na Internet
DAZ 3D: Bryce
Pequenos Artistas: trabalhos em Bryce
Trabalhos em Bryce

1º Trabalho - Collage

Já falei convosco um pouco na sala de aula sobre o potencial criativo desta técnica artística. Vejam a apresentação em baixo para ficarem a saber mais sobre a collage (em português, colagem, mas a técnica é conhecida pelo nome francês para distinguir a utilização artística da utilização lúdica).

Cantinho do Cinema



Um espaço para divulgar vídeos, clips, filmes e animações. Todas as semanas com um novo vídeo para descobrir. Tens sugestões? Fala-nos delas!
Ray Harryhausen Creature List



Como eram os efeitos especiais antes de surgir o computador? Neste pequeno filme podemos ver exemplos de animações em stop-motion criadas por Ray Harryhausen.